quarta-feira, 4 de abril de 2012

Primeiras impressões: Zetman


Tentei roubar uma sinopse, mas as que achei eram ruins e TODO mundo aparentemente roubou uma das duas. Então vai a minha mesmo.

Jin Kanzaki é um garoto criado pelo avô sem-teto. Mas Jin não é comum. Ele tem uma marca em forma de auréola na mão esquerda e é muito forte e usando esta força ele ajuda as pessoas, pedindo em troca 10000 ienes. O que Jin não sabe é que seu avô era um cientista que trabalhava em um clube secreto no qual pessoas ricas apostavam em lutas de monstros chamados players, até que os players adquiriram consciência e se revoltaram contra seus mestres. É claro que este passado acaba voltando para atormentar os personagens e o Jin vai se ver imerso em uma grande conspiração que envolve os players e os organizadores das lutas dos players, além de ter que descobrir a sua origem.


A sinopse tá meio confusa, mas é difícil conciliar o que foi mostrado no anime com o que eu sei da história original. Sim, Zetman é a adaptação de um mangá que tem 17 volumes.

A parte técnica foi competente. A dublagem estava boa, apesar de botar a Romi Park para dublar moleque danado já parecer batido. A trilha sonora é orquestrada e deu o tom para as cenas sem ser intrusiva. Mas não se destaca. O tema de abertura é bem ruinzinho. Não tivemos encerramento. A animação estava ok. Em uma cena de luta do Jin eles tentam dar a impressão de impacto dos golpes e fica meio estranho. Mas fora isso, tudo estava nos conformes e sem destaques. Felizmente, mantiveram o traço original do Katsura, que é excelente. Um dos meus preferidos.


Quanto ao enredo, o que dizer? A minha opinião em geral é meio viciada, porque eu já li o mangá. Eles mudaram bastante coisa. Pelo andar da carruagem, eles optaram por criar um final original para o anime, fazendo uma nova versão da mesma história.

Pelas imagens de divulgação e pela ED, dá para ver que eles decidiram adaptar muita coisa do mangá. Obviamente, colocar 17 volumes em 13 episódios e ainda inventar um final é impossível. Por isso decidiram mudar tanta coisa e resumir outras. Só que mesmo assim, o episódio ficou muito corrido. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e vc tem pouco tempo para reagir. Em um momento estamos em uma parte dramática e, mal temos tempo de começar a absorver o que está acontecendo, já rola a ação. E isso é ruim porque atrapalha a criação de laços com os protagonistas e vc acaba sem ligar muito para o que acontece, o que é mortal para uma história com bastante drama, como Zetman.

Estou um tanto decepcionado, mas espero que o anime fique muito bom e faça muito sucesso. Talvez assim Zetman ganhe bastante popularidade e seja adaptado fielmente no futuro, como Hellsing foi.

P.S: Aquela imagem do Jin carregando o Kouga nos braços lá no início tá muito isca para fujoshi. Espero que não levem o anime para essa direção, porque no mangá não tem isso.

P.S 2: Tinha esquecido de comentar, mas o anime tá censurado, com aqueles raios de luz cobrindo as cenas. Pô, o anime passa de madrugada, censura neste caso é ridículo. Bons eram os tempos em que passavam Hokuto e DBZ de dia e ninguém chiava. Eram censurados? Eram, mas mesmo assim ainda eram bastante violentos e não tinha toda essa frescura.

3 comentários:

  1. Marco, eu nunca li o mangá e gostei bastante do anime, até agora. Foi corrido, sim, mas eu consegui me apegar consideravelmente ao Jin, me interessar pela história e apreciar a ação. Foi o primeiro episódio mais divertido que assisti nessa temporada, até agora, e desafio superarem (talvez Eureka Seven Ao porque sou muito fã da franquia).
    Acredito que o mangá é bem melhor, como todos os fãs estão dizendo, então provavelmente lerei quando o anime terminar (aliás, serão apenas 13 episódios, não 25). Imagino se será como o anime de Deadman Wonderland, que seguiu o mangá (apesar de cortar algumas coisinhas) e parou em final aberto (que espero que prossiga numa próxima temporada)... eu acreditava que seria, mas, então, porque tão corrido assim?

    P.S.: Chuto que aquilo no final foi a OP, não ED. Tem muita cara de OP e até me acostumei com primeiros episódios que têm OP só no final, são meio frequentes.

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente será um final original, vide que o mangá foi razoavelmente grande (deve terminar em torno de 24 episódios). Tenho experiências ruins quando se trata de finais "originais" das empresas que fazem adaptações... como Soul Eater.

    ResponderExcluir