domingo, 29 de abril de 2012

Resenha: The Avengers - Os Vingadores

 

Essa mania recente de não querer traduzir o nome da franquia gera títulos como este no mercado nacional... Bom de qualquer jeito, um pequeno aviso: este filme envolve personagens e fatos apresentados nos filmes Homem de Ferro 1 e 2, Capitão América: O Primeiro Vingador, Thor e O Incrível Hulk. Portanto, é recomendado assistir primeiro estes filmes.

Depois de ser banido de Asgard, Loki, irmão de Thor, faz um pacto com uma poderosa entidade alienígena. A entidade dará a ele um exército para dominar a Terra e o Loki dará em troca o Tesseract, poderoso artefato utilizado pela Hydra no filme do Capitão. Loki então rouba o Tessaract de uma base da S.H.I.E.L.D e domina as mentes do Dr. Erik Selvig e do agente Clint Barton (a versão do filme para o Gavião Arqueiro dos quadrinhos). Para recuperar o Tesseract e lidar com Loki, Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D reativa a Iniciativa Vingadores. Ele recruta o Capitão América e envia o agente Phil Coulson para recurtar o Homem de Ferro Tony Stark e a agente Natasha Romanoff (a Viúva Negra dos quadrinhos) para recrutar o Dr. Bruce Banner, alter-ego do Hulk. O Thor se junta a eles depois de descer à Terra para levar o Tesseract de volta para Asgard e tentar botar juízo na cabeça de seu irmão.


O filme é ótimo e eu acho que é o melhor filme de supers já feito (os Batmans do Nolan não contam). A Marvel mandou bem ao apresentar os heróis em seus próprios filmes e em cada filme mostrar um pedaço do universo Marvel antes de montar o crossover. O Joss Whedon cuidou bem da direção. Como não tinha que apresentar nem personagens nem cenário, foi direto ao assunto. Bom, o Gavião não tinha sido apresentado e para isso tê-lo colocado para lutar contra os outros sobre o controle do Loki foi uma boa saída para apresentar suas habilidades. Na hora de ele lutar ao lado dos heróis, já sabíamos quem ele era e o que podia fazer.


O Whedon deu uma aula de como se faz crossover. Cada herói teve tempo suficiente para brilhar e ele ainda teve tempo para criar um desenvolvimento para a Viúva, que não teve seu filme e dificilmente terá. E ele seguiu bem a receita dos crossovers. Os heróis se econtram, saem no braço, tentam trabalhar juntos mas não se entendem e depois formam um time de verdade para lutar contra a ameaça. O roteiro é bom e engraçado. Os personagens são bem escritos e bem adaptados dos quadrinhos.

As cenas de ação estavam ótimas e o Whedon consegui mostrar bem a diferença de poder entre os heróis, com o Hulk, o Thor e o Homem de Ferro lutando contra os inimigos maiores e a Viúva, o Gavião e o Capitão em lutas de escala menor, resgates e se aproveitando de brechas para fazer coisas mais importantes. O jeito que eles usaram o Gavião foi legal e o design to arco dele ficou muito interessante. também foi legal a atuação do Capitão como líder.

A atuação estava ótima, com o Downey Jr. excelente como o Stark e o Tom Hiddleston parecendo que nasceu para interpretar o Loki. A Scarlet Johansson foi bem como Viúva, apesar de eu achar que a aparência dela é frágil demais para ela ser a Viúva. O Banner do Mark Ruffalo  também ficou bom e os outros atores mantiveram o bom desempenho dos filmes anteriores.

O filme é excelente e provavelmente vai mudar a forma como filmes de supers serão pensados de agora em diante.

Avaliação: Imperdível

Um comentário:

  1. Realmente excelente, em todos os aspectos. O Banner/Hulk do Mark Ruffalo tá extremamente adorável, o que foi uma surpresa pra mim. Ele me chamou mais atenção que os outros grandes super-heróis do time. Já quero um 2, haha.

    ResponderExcluir