sábado, 7 de abril de 2012

Resenha: Tokusou Sentai Dekaranger


Primeiro um pedaço da sinopse da wiki:

Dekaranger se passa em uma época em que humanos e alienígenas vivem harmonicamente, com membros de uma raça vivendo em outros mundos, mas com a aparência apdatada ao planeta. Para manter a ordem, foi criada uma polícia interplanetária de nome S.P.D. (Special Police Dekaranger), com divisões e bases em vários planetas.


A história começa quando Banban Akaza é transferido para a base da Terra, cujo responsável é o comandante Kruger. Mais ou menos nesta época, Agent Abrella, um traficante de armas alienígena começa a operar na Terra, e os Dekaranger terão que lidar com esta nova ameaça.

Dekaranger seguiu bem o molde de uma série policial. Vários casos são isolados, mas de vez em quando os Dekarangers tinham que lidar com casos nos quais o Abrella estava envolvido diretamente ou indiretamente, provendo armas para o vilão da vez. Desta forma, a série já tinha um enredo recorrente que naturalmente levou ao clímax da história. Isso foi bom, porque eles não tiveram que inventar um clímax do nada, o que costuma fazer até boas séries policiais terminarem mal. Dekaranger começa meio devagar, mas à medida em que o enredo principal começa a avançar, a série vai ficando mais interessante. Vale lembrar que Dekaranger, apesar de ter algumas investigações, não chega a investir nesta parte do trabalho policial.


As lutas são ok, mas sem destaques. O Dekaranger Robo tem uns movimentos legais e, em certos episódios, até pilota uma moto, o que fez as lutas gigantes de Deka um pouco mais legais que o normal. O interessante nesta série é que praticamente nenhum vilão fica gigante. Eles usam mechas vendidos pelo Abrella. Aliás, os capangas da série são robôs (existem três tipos, cada um mais forte que o outro) também vendidos pelo Abrella para os vilões.

As músicas da série são boas, mesmo levando em consideração o padrão alto dos Super Sentai, fazendo a série se destacar neste quesito

O grande problema de Dekaranger são os Dekarangers. Apesar de eles sempre ficarem repetindo que são profissionais, o quinteto é altamente desorganizado, não possui um líder e quase nunca usa estratégia para vencer os inimigos. Não era incomum que alguém (normalmente o vermelho ou a rosa) fizesse alguma coisa totalmente irracional e nem que eles vencessem os inimigos usando somente a força de vontade. Isso é um crime em uma série sobre uma equipe policial.


A série tem alguns personagens muito legais e outros muito ruins. O DekaRed Banban Akaza (codinome Ban) é imaturo e cabeça quente, quase um herói shounen pré-adolescente. Não é material para um vermelho, especialmente o vermelho de um time de policiais treinados. A Pink Koume Koudou (Umeko) também é imatura e é desastrada. O sexto chega todo arrogante, pois é de um esquadrão de elite, mas rapidamente fica todo mansinho e chamando os outros de senpai. Pelo menos ele é bem mais profissional que os dois citados acima e as habilidades de disfarce dele geram alguns momentos legais.

O Verde, Sen'ichi Inari (Sen ou Sen-chan) não chega a ser um personagem ruim, mas ele não se destaca. Ele é o cara inteligente e meio esquisito da equipe. A cientista chefe da base da Terra, Swan, que é uma alien, é calma e age como a mãe do grupo.


Bom, eu mencionei personagens bons. O DekaBlue, Hoji Tomasu (Hoji) é um policial de elite muito arrogante e que fica soltando frases em inglês direto. Ele parece um chato no começo, mas mostra um lado  "hardboiled" que faz dele um personagem muito legal. A Yellow, Marika Reimon (Jasmine), é uma ESPer que tem o poder da psicometria. Ela é calma, reservada e profissional, mas ao mesmo tempo dá apelidos a todos os inimigos e é a mestra do humor deadpan (aquele no qual o comediante fica sério enquanto fala). Por fim temos o comandante Kruger. Apesar de ser um cara vestindo uma cabeça de cachorro, ele impõe respeito, o que é mérito do dublador. Ele é muito forte e honrado, e é ele quem consegue manter viva a ideia de que os Dekaranger são policiais.

Dekaranger é uma série boa que seria bem melhor se alguns dos seus personagens principais fossem melhores.
Avaliação: recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário