domingo, 6 de maio de 2012

Primeiras Impressões: Silver Spoon

 

Silver Spoon é o mais novo mangá da autora do famoso Full Metal Alchemist, Hiromu Arakawa. Ele mostra o cotidiano de Yugo Hachiken, um garoto da cidade que decide entrar em uma escola de ensino médio técnico em agricultura mesmo sem ter o interesse de atuar na área.


A premissa é bem simples, como de costume em uma série de cotidiano (slice of life para os anglófilos). Quando eu li a premissa pensei: até tu, Arakawa? Mas eu estava enganado. Se ela não revoluciona os animes escolares shounen, pelo menos faz um mangá autêntico e com estilo próprio.

Para começar, não é um mangá só de piadinhas e nem uma comédia romântica. Sim, há muitas piadas, mas elas servem ao enredo e não o contrário, como é bem comum hoje. Também há uma ponta de romance (que talvez fique mais importante mais para frente), mas isto está longe de ser o foco. O Hachiken também está longe de ser o protagonista inútil ao qual estamos acostumados. Mas só isso não faz de mangá nenhum algo especial. O pulo do gato foi ter criado um mangá em uma escola de agricultura. Isso permite a criação de diversas situações que simplesmente não são possíveis em um mangá escolar normal. E como são incomuns, acabam sendo interessantes. O mangá também tem certo valor educacional, já que contém muita informação sobre o processo de produção da comida que chega aos nossos pratos, o que é bem importante numa época em que muita gente não pensa nisso e age como se a comida nascesse na gôndola do supermercado.


A cereja no topo é a mistura do bom humor da Arakawa com os tipos de personagens engraçados táo conhecidos dos fãs de FMA. O Hachiken é muito inteligente, mas tem problemas com a sua família e não sabe o que quer do futuro. O mangá nos mostra como ele se adapta a esse novo ambiente, fazendo-o de substituto da audiência para apresentar tudo que se passa na escola, já que seus colegas são, em sua maioria, filhos de fazendeiros. A heroína, Aya Mikage, por quem o Hachiken é apaixonado, é uma menina doce e agradável que gosta de cavalos. O Hachiken entra no clube de equitação por causa dela. Já o fortão Ichiro Inaba é um amigo de infância da Mikage e membro do time de beisebol. Existem vários outros personagens, mas até agora estes três tiveram o maior espaço.

Silver Spoon, como bom mangá escolar, trata dos sonhos e esperanças dos personagens e das decisões que eles precisam tomar. Também tem boa comédia e um pouco de romance. Mas ele é bom e diferente o suficiente para não ser só mais um.

Um comentário: