sábado, 26 de maio de 2012

Resenha: Kamen Rider OOO


 

Sinopse da wikipedia:

Eiji Hino é um homem que não tem sonhos, sem emprego e sem família. Quando os monstros animais chamados "Greeed" despertam após o sono de 800 anos para atacar os humanos e se alimentar da sua vontade, um Greeed chamado Ankh dá um cinto e três medalhas para Eiji combater a Greeed para que ele possa se tornar o predestinado Multi King. Isso permite que Eiji se torne Kamen Rider OOO. A misteriosa Fundação Kougami se aproxima dele e começa a assistir-lo em suas lutas contra os Greeed, mas seus verdadeiros motivos não são claros. Quando Eiji lutas pela primeira vez, ele começa a perceber o que significa "ser vivo".


Existem dois tipos de medalhas em OOO: as Core Medals, que são a essência dos Greeeds e são usadas no cinto do OOO e as Cell Medals, que dão forma aos Greeeds. Os Greeeds inserem Cell Medals em humandos para criar os Yummy, monstros que personificam o desejo da pessoa. O objetivo do Yummy é realizar o desejo da pessoa, mesmo que tenha que destruir coisas e machucar humanos, inclusive o seu hospedeiro. Ao satisfazer estes desejos, o Yummy gera Cell Medals para os Greeed. Os Yummy também são usados para atacar o OOO e o Anhk, já que o último rouba medalhas dos outros Greeed no começo da série para compensar a sua desvantagem, já que sua falta de medalhas o faz ser apenas um braço. Quando o Yummy morre ele libera todas as Cell medals, que além dos Greeed, interessam à Fundação. Cada Greeed tem uma cor e tema para suas medalhas: Uva tem medalhas verdes basedas em insetos, Cazali amarelas baseadas em grandes felinos, Mezul azuis baseadas em animais aquáticos, Gamel prateadas baseadas em grandes mamíferos e Anhk vermelhas baseadas em aves.


O design do OOO é legal, apesar de não ser dos melhores. Ele usa 3 medalhas para se transformar, uma para as pernas, outra para o tronco e para os braços e uma para a cabeça. As medalhas são específicas, portanto uma medalha para pernas não pode ser usada na cabeça. A mesma coisa acontece com os Greeed. Cada um tem 3 medalhas de perna, 3 para o tronco e 3 para a cabeça. As medalhas de cada parte do corpo são do mesmo animal. Por exemplo, todas as medalhas de perna do Cazali representam um guepardo (cheetah). Cada tipo de medalha dá um poder diferente ao OOO. A medalha do gafanhoto, por exemplo, lhe permite pular mais alto e a do guepardo correr mais rápido. O estilo e luta que ele usa também muda de acordo com as medalhas e o suit actor fez um ótimo trabalho com isso. A moto que vira máquina de venda é uma idéia até legal, porque eles sempre podem achar uma pela cidade e não só o OOO pode usar as motos. Os candroids, pequenos robôs que atuam como espiões ou comunicadores lembram os disc animals do Hibiki, mas não chegam a ter muita importância, apesar de ajudarem. Mais brinquedo para vender.

Com todas essas possibilidades, o OOO deveria usar muita estratégia e ter lutas legais. Infelizmente, não foi assim. Na maioria das vezes ele usava os combos (3 medalhas da mesma cor) ou apenas força de vontade para vencer. Nem o bom trabalho do suit actor salvou as batalhas. O segundo rider não ajudou com isso e passou a série toda como saco de pancada. Os inimigos gigantes, clichê terrível desta era Heisei, foram completamente desnecessários e o mecha do segundo rider é tosco e inútil.


O Eiji é um ótimo rider. Ele tem uma personalidade parecida com a do Kenshin. Não liga para dinheiro e fama, estando contente com roupas de baixo para amanhã. Ele também sabe que ter grandes ambições de fazer justiça pode levá-lo ao caminho errado, então luta para proteger as pessoas que estão à sua frente. Mas a sua falta de ambição e auto abandono são um tanto problemáticos. O Ankh, como um bom Greeed, é altamente ambicioso, apesar de sua ambição imediata ser recuperar seu corpo. Ele é arrogante e antissocial, mas é muito esperto e vive tentando enganar as pessoas e os Greeeds. A relação dele como o Eiji é bem interessante. Cada um está usando o outro para conseguir o que quer, medalhas para o Ankh e o poder de lutar para o Eiji, mesmo que eles discordem muito e saibam que podem acabar como inimigos. O trio principal tem ainda Hina Izumi, irmã do policia que Ankh possui (para não ficar só um braço). Ela é uma garota doce, mas super forte. Essa força nunca é explicada e nem útil, o que me faz estranhar ela existir. Mas apesar de ser a heroína, ela é mal utilizada e acaba sendo uma personagem sem sal. Para completar, temos Chiyoko Shiraishi, dona do restaurante temático (cada semana é um lugar do mundo) onde Eiji e Hina trabalham e onde Eiji e Ankh moram. Ela só está lá mesmo por isso, porque não é importante no enredo e quando tentam envolvê-la, acabam falhando.


A aparência dos Greed é legal, mas eles são mal desenvolvidos, acabando sendo mais um grupo de completos monstros que só querem ficar mais fortes, como virou costume na era Heisei. E os Greeeds poderiam ter sido muito mais. Para dar uma idéia,só no final, quando os Greeeds tem que morrer, descobrimos que um deles desejava ter uma família... Só o Cazali tem um pouco mais de desenvolvimento, já que ele é o esperto da turma e serve de rival para o Ankh. O outro vilão que aparece é interessante, mas também é mal utilizado. Ele é forte, inteligente e tem um passado legal, mas nunca chega a ser aquele vilão que vc odeia de verdade ou que aparece e vc pensa: agora a porra ficou séria. Mas o pior problema da série é a síndrome Lucky Clover (quem viu o KR 555 vai lembrar). Os Greeed, que são os super chefões, vão para a batalha muito cedo. Como eles e os heróis têm que sobreviver até o fim, o nível de poder tem que ficar variando para não estragar a série. Numa semana um Greeed limpa o chão com os heróis só para apanhar feio na semana seguinte. E isso sem nenhum dos lados ter um upgrade de verdade. E olha que o fato do número de medalhas do Greeed influenciar na força dele permitia fazer isso direito. Era também comum que os Greeeds deixassem a batalha quando estavam em vantagem ou então ficassem fugindo direto. E as medalhas vão mudando de mãos com muita facilidade, só para o OOO ganhar ou perder os combos...



Do lado da fundação Kougami temos o presidente Kousei Kogami, que admira quem tem ambição e gosta de começos, fazendo bolos e gritando Happy Birthday! sempre que algo novo acontece. Ele é bem estranho. Shintaro Goto é um ex-policial orgulhoso que entra na Fundação para salvar o mundo. Ele acaba ficando em maus lençóis com o Eiji por causa da atitude deste. Mas ele acaba tendo um baita desenvolvimento durante a série e cresce muito como personagem, uma coisa legal na série. Erika Satonaka é a preguiçosa secretária e provadora de bolos do Kougami. Ela é calma, forte e cool. Ainda tem mais um personagem que aparece mais para frente. Ele vira o mentor do Gotou e amigo do Eiji. Infelizmente, a Fundação acaba estando na série só para ser a organização suspeita que tem que existir em um KR e não tem um objetivo concreto.

Vários dos arcos de 2 episódios tinham histórias interessantes que te fazem refletir sobre a natureza dos desejos e ambições das pessoas e como mesmo desejos bons podem ter consequências ruins se não tiverem restrições. Por exemplo, o desejo de justiça de um homem acaba gerando um Yummy tirando que ataca pessoas que cometem o menor dos erros.

OOO é uma série com muitas coisas boas, mas também com muitas falhas. Não é ruim, mas podia ser bem melhor.

Avaliação: Regular




Nenhum comentário:

Postar um comentário